quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Assim foi...



No último 18 de Agosto rolou mais uma edição do nosso evento cênico/performático (en)formAtos! Dessa vez apostamos na diversidade e na pluralidade de temáticas distintas entre cada uma das obras apresentadas. Assim também, aproveitamos para convidar amigos que tivessem produções teatrais, performáticas ou musicais que pudessem integrar a programação do evento. O espaço do Bar Cultural ficou incrementado com a iluminação baixa e a projeção da logo do evento (detalhe da foto), contando também com uma área intimista de apresentações musicais, onde pessoal se jogou nas almofadas espalhadas pelo chão e curtiu as perfomances musicais integradas com projeções fílmicas! 


Ficamos todos apaixonados pela apresentação delicada do Violoncelista convidado Lucas Hirata, com sua banda, de um músico só, denominada “Fraturas”:


Em seguida foi a vez do Teatro Kaos, que transportou o público para o espaço externo e apresentou seu pocket espetáculo “Baden-Baden:  O Acordo”. Peça recentemente apresentada no FILO (Festival Internacional de Londrina) e com a qual o grupo já circulou pelo Brasil e por vários países mundo levando o discurso afiado do escritor alemão Bertold Brecht. (http://www.filo.art.br/site/?p=programacao&e=40).

O espaço externo comportou também uma instalação-tributo completamente interativa, na qual o público pôde pintar e grafitar à vontade na construção colaborativa da obra denominada “Tributo ao You” – homenagem ao grafiteiro fluminense “You” brutalmente assassinado neste ano.


Voltando ao espaço do Bar Cultural, contamos também com a participação do artista multimídia Thiago Vidotto, que fez uma viagem entre o violão, composições sonoras sintetizadas em PC e projeções visuais integradas à performance musical! Tudo isso em seu projeto denominado “Cosmine, a Enormous Flame”:

E, logicamente, além dos convidados, apresentamos as performances dos 4 Conglomerados (Debora Thomas, Diego Trevisan, Luciano Matricardi e Samara Azevedo).













Diego Trevisan embrulhou o estômago da galera com uma performance bastante impactante que abordou as brutais matanças de animais cometidas pelo homem para o consumo da carne. Na obra intitulada “Carnificação”, o artista elaborou uma partitura de movimentos que, iniciada delicadamente, foi se transformando em agressiva no jogo com as projeções de cenas de abate de bois, porcos e galinhas sobre seu corpo.



Debora Thomas, em “Faixa de Gaze”, abordou os moldes e amarrações corporais, que nos limitam através das pré-determinações sociais. Primeiramente, faixas e mais faixas de gaze envolveram o corpo da performer num vídeo que introduzia a apresentação e, logo após, via-se a atriz barbeando-se enquanto escutava desconexas notícias de rádio.
Já quebrando o clima denso das inquietantes “Carnificação” e “Faixa de gaze”, Luciano Matricardi, Debora Thomas e o músico convidado Rafael Fuca, levaram o público de volta para o Bar Cultural e apresentaram uma descontraída leitura musical de poesias do escritor espanhol Federico Garcia Lorca, na performance cênico-musical intitulada “Mais perigoso com a caneta do que os outros com o revólver”:


E, fechando a noite, Samara Azevedo, tratou dos registros e marcas que nos identificam na sociedade – especialmente sobre as impressões digitais, que no caso, a performer não possui por decorrência de uma espécie de alergia em sua pele. Assim, em sua obra denominada “Impressões”, a atriz coletou as digitais dos convidados e foi montando um painel de registro das pessoas mesclado com registros de seu próprio corpo!



Mais uma vez o (en)formAtos foi um sucesso. Agradecemos ao público e a todos os amigos e artistas parceiros que estiveram presentes – acreditando que é sempre graças ao processo colaborativo que se desenvolvem nossos experimentos e incursões artísticas!

E, em Outubro, vem aí mais uma edição de (en)formAtos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário