No último 18
de Agosto rolou mais uma edição do nosso evento cênico/performático (en)formAtos!
Dessa vez apostamos na diversidade e na pluralidade de temáticas distintas
entre cada uma das obras apresentadas. Assim também, aproveitamos para convidar
amigos que tivessem produções teatrais, performáticas ou musicais que pudessem
integrar a programação do evento. O espaço do Bar Cultural ficou incrementado
com a iluminação baixa e a projeção da logo do evento (detalhe da foto),
contando também com uma área intimista de apresentações musicais, onde pessoal
se jogou nas almofadas espalhadas pelo chão e curtiu as perfomances musicais integradas
com projeções fílmicas!
Ficamos todos
apaixonados pela apresentação delicada do Violoncelista convidado Lucas Hirata,
com sua banda, de um músico só, denominada “Fraturas”:
Em seguida
foi a vez do Teatro Kaos, que transportou o público para o espaço externo e
apresentou seu pocket espetáculo “Baden-Baden: O Acordo”. Peça recentemente apresentada no
FILO (Festival Internacional de Londrina) e com a qual o grupo já circulou pelo
Brasil e por vários países mundo levando o discurso afiado do escritor alemão Bertold
Brecht. (http://www.filo.art.br/site/?p=programacao&e=40).
O espaço
externo comportou também uma instalação-tributo completamente interativa, na
qual o público pôde pintar e grafitar à vontade na construção colaborativa da
obra denominada “Tributo ao You” – homenagem ao grafiteiro fluminense “You” brutalmente
assassinado neste ano.
Voltando ao espaço
do Bar Cultural, contamos também com a participação do artista multimídia
Thiago Vidotto, que fez uma viagem entre o violão, composições sonoras
sintetizadas em PC e projeções visuais integradas à performance musical! Tudo
isso em seu projeto denominado “Cosmine, a Enormous Flame”:
E,
logicamente, além dos convidados, apresentamos as performances dos 4
Conglomerados (Debora Thomas, Diego Trevisan, Luciano Matricardi e Samara
Azevedo).
Debora
Thomas, em “Faixa de Gaze”, abordou os moldes e amarrações corporais, que nos
limitam através das pré-determinações sociais. Primeiramente, faixas e mais
faixas de gaze envolveram o corpo da performer num vídeo que introduzia a
apresentação e, logo após, via-se a atriz barbeando-se enquanto escutava
desconexas notícias de rádio.
Já quebrando
o clima denso das inquietantes “Carnificação” e “Faixa de gaze”, Luciano
Matricardi, Debora Thomas e o músico convidado Rafael Fuca, levaram o público
de volta para o Bar Cultural e apresentaram uma descontraída leitura musical de
poesias do escritor espanhol Federico Garcia Lorca, na performance
cênico-musical intitulada “Mais perigoso com a caneta do que os outros com o
revólver”:
E, fechando a
noite, Samara Azevedo, tratou dos registros e marcas que nos identificam na
sociedade – especialmente sobre as impressões digitais, que no caso, a
performer não possui por decorrência de uma espécie de alergia em sua pele.
Assim, em sua obra denominada “Impressões”, a atriz coletou as digitais dos
convidados e foi montando um painel de registro das pessoas mesclado com
registros de seu próprio corpo!
Mais uma vez
o (en)formAtos foi um sucesso. Agradecemos ao
público e a todos os amigos e artistas parceiros que estiveram presentes –
acreditando que é sempre graças ao processo colaborativo que se desenvolvem
nossos experimentos e incursões artísticas!
E, em Outubro,
vem aí mais uma edição de (en)formAtos.
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